quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

VOCÊ SABIA QUE ANOREXIA E BULIMIA SÃO DISTÚRBIOS DIFERENTES? CONHEÇA AS DIFERENÇAS …

A anorexia e a bulimia são transtornos alimentares, porém não se trata do mesmo distúrbio como algumas pessoas imaginam, portanto ANOREXIA E BULIMIA não se confundem, com essa informação primaria daremos inicio então a diferenciar os dois distúrbios. A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares dos quais o número de casos vem aumentando especialmente em adolescentes do sexo feminino e com boa condição socioeconômica e cultural.
jh
ANOREXIA
Caracteriza-se pela necessidade que a pessoa tem de diminuir o peso, recusando-se a comer e alegando falta de apetite. A recusa é voluntária e na fase inicial da doença, não ocorre uma perda real do apetite. Mais tarde o organismo pode acostumar-se com a pouca alimentação e a pessoa pode chegar até a inanição. As pessoas que apresentam anorexia possuem uma dieta com a restrição de grupos alimentares, eliminando aqueles que julgam mais calóricos, mesmo apreciando esses alimentos. Essa restrição alimentar aumenta progressivamente, com diminuição do número de refeições, podendo evoluir drasticamente, até o jejum, desejando a todo custo ficar cada vez mais magro. O anoréxico pode morrer em estado de desnutrição. Desidratados, os pacientes sofrem perda de eletrólitos, principalmente potássio, fundamental para o funcionamento muscular e cardíaco.
BULIMIA
É caracterizado por ocorrências de repetidos casos de compulsão alimentar seguidos de ações compensatórias e inadequadas, tais como vômitos, uso indevido de laxantes, diuréticos e/ou outros medicamentos, jejuns e até exercícios excessivos. A pessoa a necessidade de se alimentar excessivamente, e logo após, busca meios para eliminar o alimento ingerido. Neste distúrbio há a vontade excessiva de alimentar nada mais do que a perda do controle sobre a ingestão dos alimentos. Geralmente, neste momento, a pessoa que sofre deste distúrbio  se alimenta sozinha e as escondidas, não importando se quer em apreciar o sabor da comida ou até mesmo as combinações entre comidas salgadas e doces.  Após o a atitude compulsiva e estar saciada, sente-se culpada e logicamente com mal estar físico em razão do abuso na quantidade de alimentos ingeridos, sendo então procedido a indução aos vômitos para não engordar. Tal comportamento lhe proprociona satisfação e alívio, mesmo que momentâneos, tendo assim uma falsa impressão de ter havido descoberto a forma ideal da manutenção de um peso pretendido e sem haja restrição de alimentos calóricos. A pessoa que sofre de anorexia come muito pouco, isto para emagrecer, perde peso vertiginosamente e tem consigo o risco de morte por alcançar o estado de desnutrição. Já a pessoa que sofre de bulimia tem, geralmente, o peso normal, no entanto este distúrbio tem como característica compulsões alimentares seguida de arrependimentos. Com isso, bulímico elimina a comida com vômitos forçados ou métodos laxativos.  A utilização de meios compensatórios e inadequado de proceder à provocação do vômito, se dá com a utilização dos dedos, colheres ou cabo da escova de dentes e para esconder essa atitude a pessoa bulímica, geralmente, pratica o vômito as escondidas e muitas das vezes debaixo do chuveiro, usando desse aritificio para lavar o local e dar tempo para sumir o cheiro, pois há a preocupação em dissimular este comportamento. A frequência das induções a vômitos é variável, em alguns casos podendo ocorrer diversas vezes em um único dia ou em uma semana. Diferentemente do anoréxico, o bulímico não tem desejo de emagrecer mas, pelo menos, manter o peso.  A pessoa bulímica nem sempre emagrece, mesmo que ele induza o vômito ou use laxantes e/ou diuréticos, entre 30% e 50% da alimentação são absorvidas pelo corpo. O bulímico pode morrer devido aos métodos purgativos há pacientes que chegam a vomitar 15 ou 20 vezes por dia que estimulam a desidratação e perda de eletrólitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário